sábado, 5 de novembro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DAS INTERVENÇÕES ACADÊMICAS SOBRE EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL PARA A FORMAÇÃO DE UMA VISÃO EMANCIPATÓRIA DA SEXUALIDADE DE FUTUROS DOCENTES

BONFIM, Cláudia R. S.
Doutora em Educação na área de História, Filosofia e Educação – UNICAMP
Pesquisadora do Grupo PAIDÉIA – FE – UNICAMP
Docente da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Tutora do GEPES – PET-MEC – FDB
Vice- Presidente da Associação Brasileira de Educação Sexual – ABRADES


Resumo: O presente estudo é qualitativo de caráter bibliográfico e com aporte de campo, através de questionários dissertativos aplicados quarenta estudantes de Cursos de Licenciatura em Educação e Pedagogia. O objetivo central foi analisar a contribuição das intervenções acadêmicas sobre educação afetivo-sexual emancipatória para a formação docente. Buscou-se através de palestras e oficinas contribuir para uma vivência qualitativa, saudável e prazerosa da sexualidade pautada na ética, na humanização, livre de dogmas, preconceitos e tabus, fundamentando-se especialmente em Freud (1996), Louro (2007), Nunes e Silva (2000) e Bonfim (2009). Os resultados sugerem que as palestras e oficinas pautadas numa educação afetivo-sexual contribuíram significativamente para a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência corporal e de uma visão histórico-crítica da sexualidade, pois os futuros docentes declararam perceber a necessidade da compreensão da sexualidade desde a infância e ressaltaram um enriquecimento em sua formação docente e humana através dos estudos  e  técnicas vivenciados.

Palavras-chave: Educação Afetivo-Sexual; Consciência Corporal; Formação Docente

        
Você também pode gostar de:



Um comentário:

  1. Excelente trabalho, Prof. Claúdia, agradeço profundamente por compartilhar conosco suas contribuições para uma Educação sexual humanista e emancipatória...estou iniciando minha luta em MT, faço uma trabalho com adolescentes...o que observo é a resistência em nossas salas de aula de uma visão estritamente biologista do que é sexo e suas dimensões...vejo como necessária uma interlocução entre as ciências humanas e as naturais assim teríamos uma real mudança...Abraços Iana Marassi

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...