BONFIM, Cláudia R. S.
Doutora em Educação na
área de História, Filosofia e Educação – UNICAMP
Pesquisadora do Grupo PAIDÉIA
– FE – UNICAMP
Docente da Faculdade de
Ensino Superior Dom Bosco
Coordenadora do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Tutora do GEPES – PET-MEC –
FDB
Vice- Presidente da
Associação Brasileira de Educação Sexual – ABRADES
Resumo:
O presente estudo é qualitativo de caráter bibliográfico e com aporte de campo, através de questionários dissertativos aplicados quarenta estudantes de Cursos de Licenciatura em Educação e Pedagogia.
O objetivo central foi analisar a contribuição das intervenções acadêmicas
sobre educação afetivo-sexual emancipatória para a formação docente. Buscou-se através
de palestras e oficinas contribuir para uma vivência qualitativa, saudável e
prazerosa da sexualidade pautada na ética, na humanização, livre de dogmas,
preconceitos e tabus, fundamentando-se especialmente em Freud (1996), Louro
(2007), Nunes e Silva (2000) e Bonfim (2009). Os resultados sugerem que as
palestras e oficinas pautadas numa educação afetivo-sexual contribuíram
significativamente para a compreensão da importância do desenvolvimento da
consciência corporal e de uma visão histórico-crítica da sexualidade, pois os futuros
docentes declararam perceber a necessidade da compreensão da sexualidade desde
a infância e ressaltaram um enriquecimento em sua formação docente e humana
através dos estudos e técnicas vivenciados.
Palavras-chave:
Educação Afetivo-Sexual; Consciência Corporal; Formação Docente
Excelente trabalho, Prof. Claúdia, agradeço profundamente por compartilhar conosco suas contribuições para uma Educação sexual humanista e emancipatória...estou iniciando minha luta em MT, faço uma trabalho com adolescentes...o que observo é a resistência em nossas salas de aula de uma visão estritamente biologista do que é sexo e suas dimensões...vejo como necessária uma interlocução entre as ciências humanas e as naturais assim teríamos uma real mudança...Abraços Iana Marassi
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