domingo, 17 de junho de 2012

II SEAS - Seminário de Educação Afetivo Sexual



Prazo para Inscrição de Trabalhos na categoria Pôster: 
01 a 15 de julho de 2012
Vagas Limitadas!

Programação:

22/08/2012 - Quarta-feira

18: 30 às 19:20 – Credenciamento

19:20 às 19:30 – Abertura

19:20 às 20:30: Palestra: "Conversando sobre as sexualidades, numa perspectiva histórica" - Profª Dra. Arilda Inês Miranda Ribeiro (UNESP)
Coordenador: Prof. Esp. Livaldo Teixeira da Silva (Fac. Dom Bosco)

20:30 às 21:00: Coffee Brake – Lançamento de livros

21:00 às 22:15 – Mesa Redonda: Filosofia, Sexualidade e Formação Docente
Educação e Sexualidade: uma abordagem filosófica - Palestrante: Prof. Dr. Wilson Correia (UFRB)
A importância da Educação Sexual para a Formação Docente –Prof. Esp. Livaldo Teixeira da Silva
Coordenadora: Prof. Dra Cláudia Bonfim 

23/08/2012 – Quinta

14:00 às 15:00: Apresentação de Pôsteres

15:00 às 16:30 - Comunicação Oral

15:00 às 16:30 – Oficina: Sexualidade e Escola: Possibilidades Pedagógicas – Profª Me. Michele Fachini (UNICAMP) (30 vagas)

19:20 às 20:20 – Palestra: Considerações sobre Sexualidade a partir da História do Corpo – Prof. Dr. Fábio Zoboli (UFS)
Coordenadora: Prof. Esp. Marlene Vitória Bíscaro (Fac. Dom Bosco)

21:00 às 22:15 – Mesa Redonda: (Des)construindo a Sexualidade
“O Imaginário da sexualidade dos professores e suas implicações nas práticas” - Profª Dra Andrea Martelli (UNIOSTE)

"Sexualidade: a representação nos discursos e produtos da mídia" – Prof. Ddo. Ricardo Desidério (Fac. Pitágoras)


Inscrições abertas a partir de 01/07/2012
Local das Inscrições: 
Sede da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco - Secretaria
Av. Xv de Novembro, n. 57, Centro Cornélio Procópio - PR
Telefone:  
(43) 35236872

Valor da Inscrição: 
R$ 20,00  para participantes
R$ 25,00 para participantes com apresentação de trabalho


Organizaçao e Realização:
GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Coordenação: Profª Dra Cláudia Bonfim

Apoio:
Coordenação do Curso de Pedagogia e Licenciatura em Educação Física - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Programa de Educação Tutorial  (PET) - Ministério da Educação (MEC)
Coodernadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

I - INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA CATEGORIA PÔSTER:

1– Os trabalhos deverão ser encaminhados para o email gepespet@gmail.com, no período de 01/07/2012 a 15/07/2011; antes de enviar o trabalho socilite pelo email sua ficha de inscrição que deverá ser preenchida, impressa e o pagamento efetuado na sede secretaria na Faculdade de Ensino Supeor Dom Bosco.
2– Serão aceitos no máximo dois trabalhos por autor/co-autor, e no máximo 3 pessoas por trabalho, sendo que todos deverão estar inscritos no evento;
3– Não haverá alterações nos trabalhos enviados, a menos que seja solicitada pela Comissão Científica;
4– Os certificados dos pôsteres serão impressos com as informações que constam na ficha de inscrição. Cada participante receberá certificado pelo trabalho apresentado, os co-autores também receberão certificado desde que devidamente inscritos no evento. Os certificados serão emitidos na forma e sequência que constam no resumo e ficha de inscrição.

II - Os critérios para a seleção dos trabalhos a serem expostos sob a modalidade de pôsteres envolvem:

1 – O Resumo deverá ter forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, Objetivos, Métodos, Fundamentação Teórica, Conclusões Parciais e Referências. O pressuposto fundamental é que o trabalho esteja em consonância com a temática do evento. Os itens anteriormente descritos deverão estar claramente enunciados no texto. As referências são obrigatórias, no mínimo de 3 e seguir as Normas da ABNT.

No máximo 1.600 palavras o resumo. Os resumos aprovados pela Comissão Científica serão divulgados no blog do Grupo no dia 06/08/2012. E após a provação os autores dos trabalhos deverão enviar o trabalho completo na forma de resumo expandido de 06 a 08 páginas.

2- O Pôster caracteriza-se pela exposição de uma síntese de pesquisa ou experiência já concluída ou em andamento, inseridos em uma das Linhas do Evento:
01- Educação Sexual
02- Educação Física e Sexualidade
03- Direito e Sexualidade

3 – Além destes critérios de normatização estabelecidos no item anterior, os membros da Comissão Cientifica também considerarão para o aceite do trabalho:
(1)- Coerência entre título e proposta do estudo;
(2)- Relevância do tema;
(3) - Definição do referencial teórico-metodológico;
(5) - Coerência entre Metodologia e os objetivos do trabalho
(6) - Coerência entre resultados e discussão.

4 - A seleção dos trabalhos será realizada pela Comissão Científica do evento, à qual se reserva o direito de recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição, bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos. Constituem razões para a rejeição:
a.   Assuntos pobremente organizados;
b.   Natureza do assunto deve ser explicita no título e no conteúdo do trabalho;
c.   Informações ausentes no trabalho: Objetivos, Problema, Métodos, Resultados e Conclusões;
d.   Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa;
e.   Confusões entre as premissas conduzindo a falsos raciocínios;
f.     Os métodos devem ser apropriados em relação à proposição;
g.   Conclusões não correspondem ao método de análise aplicado aos dados;
h.   Falta de critérios de definição da amostra;
i.     Metodologia inapropriada para avaliar a dimensão da Imagem Corporal abordada nos objetivos da pesquisa;
j.      Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto;


III– ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO DO RESUMO (DIGITAÇÃO) PARA AVALIAÇÃO:

1.   Processador de texto: Word for Windows (caso use a versão 2007, salve em .*.doc e não em .*.docx).
2.   Fonte: Arial normal – tamanho 12.
3.   Espaçamento:  Simples para o resumo, alinhamento justificado. Para o trabalho completo após aprovação o espaçamento entrelinhas do texto será 1,5
4.   Não utilizar recursos de formatação: cabeçalhos, rodapés...
5.   Não utilizar: gráficos, tabelas e abreviaturas no resumo.
6.   Usar itálico apenas para expressões estrangeiras.
7.   Não é necessário fazer um resumo estruturado, mas deve obrigatoriamente conter: objetivos, métodos, fundamentação teórica, problemática, resultados e conclusões claramente apresentados.
8.   Tamanho máximo do Resumo: 1600 palavras (incluindo referências).
9.   Formatação para Papel tamanho A 4
10.               Margem superior e esquerda com 3,0 cm; margem inferior e direita com 2,0 cm
11.               Páginas não numeradas
12.               Título em letras maiúsculas, negrito e centralizado.
13.                Abaixo do título à margem direita SOBRENOME, Nome Prenome (do autor ou atores por ordem alfabética de sobrenome), abaixo títulação e na sequência instituição e agência de fomento (caso houver).


IV – ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DE PÔSTER:


Em caso de trabalhos aprovados para Sessão Pôster, o responsável deverá seguir os seguintes critérios:

• Dimensões: 0,90cm de largura por 1,20cm de altura.
• Titulo: O mesmo do resumo e em caixa alta. Deverá vir na parte superior, centralizado, em negrito, com letra de no mínimo 4 cm.
• Nome dos autores: abaixo do título, iniciado pelo sobrenome e seguido pela abreviação do prenome, alinhado à esquerda.
• Nome da instituição: abaixo dos nomes dos autores, alinhado à esquerda.
• Fontes de fomento: abaixo do nome da instituição, alinhado à esquerda (se houver).
• Conteúdo: estrutura apresentada no resumo (introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e referências). Tópicos deverão ter alinhamento centralizado e o texto alinhamento justificado.
• Recomenda-se: que os gráficos e ilustrações tenham tamanho mínimo de 20x25cm.
• Recomenda-se: que o pôster tenha uma visualização objetiva, resumindo de forma clara o trabalho apresentado.
O pôster será afixado sob a forma de painel, que deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos participantes.


Realização: GEPES PET MEC FDB

Comissão Organizadora:

Profª Dra Cláudia Bonfim – Presidente da Comissão Organizadora
Prof. Esp. Livaldo Teixeira da Silva – Coordenador do Curso de Pedagogia


Discentes membros do Grupo:

Ana Maria de Oliveira Busquim - Licenciatura em Educação Física
André de Souza Santos - Licenciatura em Educação Física
Cintia Silva Cezário -  Licenciatura em Educação Física
Eliane Marçal de Faria – Pedagogia
Gabriela Meschini - Direito
Graziélle Cristina Basso - Pedagogia
Isabella Natsumi Oyamada – Direito
Jennifer Karoline B de Araújo – Direito
Maria Angélica Caciola - Pedagogia
Marissa Cacciolari Petrus - Licenciatura em Educação Física
Roger da Silva - Licenciatura em Educação Física
Rovana França de Oliveira - Pedagogia
Thais Raffaela dos Martyres - Farmácia

Apoio e Realização:
Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade    
MEC - Ministério de Educação e Cultura 
CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Comissão Científica:
Profª Dra Cláudia Bonfim
Prof. Dr. Wilson Correia


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