Prazo para Inscrição de Trabalhos na categoria Pôster:
01 a 15 de julho de 2012
Vagas Limitadas!
Programação:
22/08/2012 - Quarta-feira
18: 30 às 19:20 – Credenciamento
19:20 às 19:30 – Abertura
19:20 às 20:30: Palestra: "Conversando sobre as
sexualidades, numa perspectiva histórica" - Profª Dra. Arilda Inês Miranda
Ribeiro (UNESP)
Coordenador: Prof. Esp. Livaldo Teixeira da Silva (Fac. Dom Bosco)
20:30 às 21:00: Coffee Brake – Lançamento de livros
21:00 às 22:15 – Mesa Redonda: Filosofia, Sexualidade e
Formação Docente
Educação e Sexualidade: uma abordagem filosófica - Palestrante: Prof.
Dr. Wilson Correia (UFRB)
A importância da Educação Sexual para a Formação Docente –Prof.
Esp. Livaldo Teixeira da Silva
Coordenadora: Prof. Dra Cláudia Bonfim
23/08/2012 – Quinta
14:00 às 15:00: Apresentação de Pôsteres
15:00 às 16:30 - Comunicação Oral
15:00 às 16:30 – Oficina: Sexualidade e Escola: Possibilidades
Pedagógicas – Profª Me. Michele Fachini (UNICAMP) (30 vagas)
19:20 às 20:20 – Palestra: Considerações sobre
Sexualidade a partir da História do Corpo – Prof. Dr. Fábio Zoboli (UFS)
Coordenadora: Prof. Esp. Marlene Vitória Bíscaro (Fac. Dom Bosco)
21:00 às 22:15 – Mesa Redonda: (Des)construindo a
Sexualidade
“O Imaginário da sexualidade dos professores e suas
implicações nas práticas” - Profª Dra Andrea Martelli (UNIOSTE)
"Sexualidade: a representação nos discursos e
produtos da mídia" – Prof. Ddo. Ricardo Desidério (Fac. Pitágoras)
Inscrições abertas a partir de 01/07/2012
Local das Inscrições:
Sede da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco - Secretaria
Av. Xv de Novembro, n. 57, Centro Cornélio Procópio - PR
Telefone: (43) 35236872
Valor da Inscrição:
R$ 20,00 para participantes
R$ 25,00 para participantes com apresentação de trabalho
Organizaçao e Realização:
GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação e Sexualidade
Coordenação: Profª Dra Cláudia Bonfim
Apoio:
Coordenação do Curso de Pedagogia e
Licenciatura em Educação Física - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
Programa de Educação Tutorial (PET) - Ministério da Educação (MEC)
Coodernadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES)
I - INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA
CATEGORIA PÔSTER:
1– Os trabalhos deverão ser encaminhados para o email gepespet@gmail.com, no
período de 01/07/2012 a 15/07/2011; antes de enviar o trabalho socilite pelo email sua ficha de inscrição que deverá ser preenchida, impressa e o pagamento efetuado na sede secretaria na Faculdade de Ensino Supeor Dom Bosco.
2– Serão aceitos no máximo dois
trabalhos por autor/co-autor, e no máximo 3 pessoas por trabalho, sendo que
todos deverão estar inscritos no evento;
3– Não haverá alterações nos
trabalhos enviados, a menos que seja solicitada pela Comissão Científica;
4– Os certificados dos pôsteres serão
impressos com as informações que constam na ficha de inscrição. Cada
participante receberá certificado pelo trabalho apresentado, os co-autores
também receberão certificado desde que devidamente inscritos no evento. Os
certificados serão emitidos na forma e sequência que constam no resumo e ficha
de inscrição.
II - Os critérios para a seleção dos trabalhos a
serem expostos sob a modalidade de pôsteres envolvem:
1 – O Resumo deverá ter forma de
artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, Objetivos, Métodos,
Fundamentação Teórica, Conclusões Parciais e Referências. O pressuposto
fundamental é que o trabalho esteja em consonância com a temática do evento. Os
itens anteriormente descritos deverão estar claramente enunciados no texto. As
referências são obrigatórias, no mínimo de 3 e seguir as Normas da ABNT.
No máximo 1.600 palavras o resumo. Os resumos aprovados pela Comissão Científica
serão divulgados no blog do Grupo no dia 06/08/2012. E após a provação os
autores dos trabalhos deverão enviar o trabalho completo na forma de resumo
expandido de 06 a 08 páginas.
2- O Pôster caracteriza-se pela
exposição de uma síntese de pesquisa ou experiência já concluída ou em
andamento, inseridos em uma das Linhas do Evento:
01- Educação Sexual
02- Educação Física e Sexualidade
03- Direito e Sexualidade
3 – Além destes critérios de
normatização estabelecidos no item anterior, os membros da Comissão Cientifica
também considerarão para o aceite do trabalho:
(1)- Coerência entre título e
proposta do estudo;
(2)- Relevância do tema;
(3) - Definição do referencial
teórico-metodológico;
(5) - Coerência entre Metodologia e
os objetivos do trabalho
(6) - Coerência entre resultados e
discussão.
4 - A seleção dos trabalhos será
realizada pela Comissão Científica do evento, à qual se reserva o direito de
recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição,
bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.
Constituem razões para a rejeição:
a. Assuntos
pobremente organizados;
b. Natureza
do assunto deve ser explicita no título e no conteúdo do trabalho;
c. Informações
ausentes no trabalho: Objetivos, Problema, Métodos, Resultados e Conclusões;
d. Assunto
bem explicitado, mas de importância duvidosa;
e. Confusões
entre as premissas conduzindo a falsos raciocínios;
f. Os
métodos devem ser apropriados em relação à proposição;
g. Conclusões
não correspondem ao método de análise aplicado aos dados;
h. Falta
de critérios de definição da amostra;
i. Metodologia
inapropriada para avaliar a dimensão da Imagem Corporal abordada nos objetivos
da pesquisa;
j. Contribuição pouco relevante em relação ao
estágio atual de conhecimento do assunto;
III– ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO
DO RESUMO (DIGITAÇÃO) PARA AVALIAÇÃO:
1. Processador
de texto: Word for Windows (caso use a versão 2007, salve em .*.doc e não em
.*.docx).
2. Fonte:
Arial normal – tamanho 12.
3. Espaçamento:
Simples para o resumo, alinhamento
justificado. Para o trabalho completo após aprovação o espaçamento entrelinhas
do texto será 1,5
4. Não
utilizar recursos de formatação: cabeçalhos, rodapés...
5. Não
utilizar: gráficos, tabelas e abreviaturas no resumo.
6. Usar
itálico apenas para expressões estrangeiras.
7. Não
é necessário fazer um resumo estruturado, mas deve obrigatoriamente conter: objetivos,
métodos, fundamentação teórica, problemática, resultados e conclusões claramente
apresentados.
8. Tamanho
máximo do Resumo: 1600 palavras (incluindo referências).
9. Formatação
para Papel tamanho A 4
10.
Margem superior e esquerda com 3,0 cm; margem
inferior e direita com 2,0 cm
11.
Páginas não numeradas
12.
Título em letras maiúsculas, negrito e
centralizado.
13.
Abaixo do
título à margem direita SOBRENOME, Nome Prenome (do autor ou atores por ordem
alfabética de sobrenome), abaixo títulação e na sequência instituição e agência
de fomento (caso houver).
IV
– ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DE PÔSTER:
Em caso de trabalhos aprovados para
Sessão Pôster, o responsável deverá seguir os seguintes critérios:
• Dimensões: 0,90cm de largura por
1,20cm de altura.
• Titulo: O mesmo do resumo e em
caixa alta. Deverá vir na parte superior, centralizado, em negrito, com letra
de no mínimo 4 cm.
• Nome dos autores: abaixo do título,
iniciado pelo sobrenome e seguido pela abreviação do prenome, alinhado à
esquerda.
• Nome da instituição: abaixo dos
nomes dos autores, alinhado à esquerda.
• Fontes de fomento: abaixo do nome
da instituição, alinhado à esquerda (se houver).
• Conteúdo: estrutura apresentada no
resumo (introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e referências).
Tópicos deverão ter alinhamento centralizado e o texto alinhamento justificado.
• Recomenda-se: que os gráficos e
ilustrações tenham tamanho mínimo de 20x25cm.
• Recomenda-se: que o pôster tenha
uma visualização objetiva, resumindo de forma clara o trabalho apresentado.
O pôster será afixado sob a forma de
painel, que deverá apresentar qualidades estéticas e atrativas aos
participantes.
Realização: GEPES PET MEC FDB
Comissão
Organizadora:
Profª Dra Cláudia Bonfim – Presidente
da Comissão Organizadora
Prof. Esp. Livaldo Teixeira da Silva –
Coordenador do Curso de Pedagogia
Discentes
membros do Grupo:
Ana Maria de Oliveira Busquim - Licenciatura em
Educação Física
André de Souza
Santos - Licenciatura em Educação Física
Cintia Silva Cezário
- Licenciatura em Educação Física
Eliane Marçal de
Faria – Pedagogia
Gabriela Meschini -
Direito
Graziélle Cristina
Basso - Pedagogia
Isabella Natsumi
Oyamada – Direito
Jennifer Karoline B
de Araújo – Direito
Maria Angélica
Caciola - Pedagogia
Marissa Cacciolari
Petrus - Licenciatura em Educação Física
Roger da Silva -
Licenciatura em Educação Física
Rovana França de
Oliveira - Pedagogia
Thais Raffaela dos
Martyres - Farmácia
Apoio e Realização:
Faculdade de Ensino
Superior Dom Bosco
GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
e Sexualidade
MEC - Ministério de Educação e Cultura
CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior
Comissão Científica:
Profª Dra Cláudia
Bonfim
Prof. Dr. Wilson
Correia