quarta-feira, 28 de março de 2012

Freud: um eterno referencial para os estudos da sexualidade humana

Estou aqui lendo minha coleção de livros de Freud, que me perdoe todos os demais estudiosos da sexualidade e psicanálise, com todo respeito, mas Freud é simplesmente FANTÁSTICO! Os estudos de Freud são geniais. Um homem centenas de anos a frente do seu tempo, e ele simplesmente é a base para a compreensão do desenvolvimento psicossexual da sexualidade humana, fez o "mapa", "desenhou a foto. Claro que preciso ressaltar que outros filósofos e estudiosos da sexualidade no campo da psicologia e das ciências humanas me ajudam a ampliar e aprofundar esta compreensão da sexualidade, meus adorados Engels, Luxemburgo, Kollontai, Foucault, Reich, Marcuse, Lacan e me ajudaram a percorrer o mapa, a dar vida à foto que Freud desenhou, nos mostrando as outras tramas que enlaçam a sexualidade humana: o poder, a política, a educação patriarcal... , mas nenhuma delas ao meu entendimento, derruba a concepção do inconsciente, onde elas todas se entrelaçam. Outros estudos também nos trouxeram possibilidades de superação de diversas questões referentes à sexualidade que, a partir dos meus estudos vai além das questões biológicas, sendo também e fortemente uma construção sócio-histórica-cultural! Foi em Viena o professor Charcot, em um trabalho conjunto com Breuer, que Freud vislumbrou os fenômenos da divisão psíquica, que o levaram a descoberta do inconsciente. A construção científica da psicanálise, a descoberta freudiana acerca do peso da sexualidade no psiquismo humano. Inconsciente + relações sociais (afetivas e sexuais) + vínculos humanos família, escola, sociedade, religião) são para mim, a base do entendimento desta dimensão fundamental, complexa e umbilical de nossas vidas: a sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...