sábado, 11 de fevereiro de 2012

Comportamento no Carnaval: folia saudável?


ENTREVISTA Profª Dra Cláudia Bonfim (Pesquisadora Grupo Paidéia-UNICAMP, Educadora Sexual, Doutora em História, Filosofia e Educação, com tese sobre  Educação Sexual, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Sexual (ABRADES), Docente e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade (GEPES-PET-MEC-CAPES) da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco.


Tema: Comportamento no Carnaval concedia para a Jornalista Nara Assunção do Jornal Boqnews, de Santos/SP.




A matéria você pode conferir no seguinte link http://www.boqnews.com/ultimas_texto2.php?cod=11599 

Abaixo segue a entrevista completa que concedi, pois a matéria traz apenas alguns trechos, aqui socializo na íntegra!

- Em primeiro lugar gostaria de saber se você acredita que nesta época as pessoas realmente fazem mais sexo casual? De onde surgiu esta pratica? Porque existe esta extravagância? E como você avalia este comportamento?
Historicamente, o carnaval tem sua origem a partir das festas pagãs da Grécia antiga como um culto a Dioniso, o deus do vinho e da festa, caracterizava-se como um verdadeiro bacanal de orgias, com muita comida e bebidas incluindo a exaltação do corpo (carne) como princípio da alegria. Segundo estudos o Carnaval deriva-se como uma rebeldia ao Cristianismo da Idade Média. Surgindo em meados do século XI, devido a Semana Santa da Igreja Católica e como rebeldia aos 40 dias de jejum carnal que marcou então o início de festas de carnaval antecedentes à quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da quaresma. Marcando um "adeus à carne" dando origem ao termo "Carnaval".   Ou seja, podemos historicamente constatar que não é de hoje que o "carnaval" está, ligado ao deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
Na antiguidade as festas carnavalescas se configuravam por celebrações que envolviam muita bebida, comida, e a busca incessante dos prazeres. A festa durava cerca de sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma. Naquela época eram suspensas todas as atividades comerciais e inclusive até os escravos tinham temporariamente liberdade para festejar; Sempre foi uma época em que a moral era deixada de lado. Constituía-se também numa época onde havia troca de presentes entre as pessoas, e havia a escolha de um rei, numa eleição de brincadeira, o qual passava a comandar o cortejo pelas ruas e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
Já no período do Renascimento o Carnaval ganhou um formato mais elitizado, com os bailes de máscaras, caríssimas fantasias e os carros alegóricos. E aos poucos perdendo seu caráter de festa popular chegando ao formato atual.
Nos dias de hoje o Carnaval tem um formato moderno,  fruto da época vitoriana do séxilo XIX, com de desfiles onde se gastam milhões e fantasias caríssimas. Paris foi um dos principais exportadores desse modelo de carnaval para o mundo. Inclusive foi inspiração para a festa carnavalesca do Rio de Janeiro, e posteriormente São Paulo, com desfiles de Escolas de Samba.
No Brasil a etimologia de Carnaval – carrum navalis(carro naval ou carro alegórico) e carne levare (abstenção de carne)  é de origem latina, mas  a expressão do termo que há muito deixou de se constituir o “abre-alas” das famosas marchinhas, brincadeiras engraçadas, exposição de fantasias e personagens semelhantes ou próximos do inusitado “entrudo”, festa do “entrudo”, assim chamado o nosso carnaval brasileiro quando trazido pelos portugueses, ou seja, sem conotação com a sexualidade, mas sua origem e objetivo que eram de alegria e brincadeiras foi descaracterizado e sexualizado.
Considerada a maior festa de rua de mundo, hoje, o Carnaval do Salvador está no Guinness Book. Ainda cidades como Recife, Pernambuco, possuem o maior bloco de carnaval do mundo, o chamado Galo da Madrugada. Embora o Carnaval de Salvador não possa de fato ser considerado uma festa popular, se pensarmos no sentido de acesso a todos, pois sabemos que os camarotes e as camisetas para participar efetivamente da festa carnavalesca nos blocos são caríssimas e nada acessíveis à maioria da população brasileira. Virou uma festa mercantil em todos os sentidos, materiais e sexuais.
Em relação à liberalidade da vivência da sexualidade na época do carnaval, as pessoas podem questionar que pelo fato da origem histórica das festas carnavalescas advirem das festas pagãs da Grécia e da Roma Antiga se configuravam por celebrações que envolviam muita comida, bebida e a busca incessante sexuais, que então seria natural que o carnaval nos dias de hoje seja uma festa de apologia ao sexo e aos prazeres desmedidos em geral.
Mas questiono: na antiguidade as pessoas não tinham acesso ao conhecimento, não tinham liberdade para questionar a moral estabelecida. Não tinham acesso à informações ou orientações sobre a sexualidade. Sequer imaginavam a importância real da sexualidade para sua vida, e muito menos compreendiam como se dava o desenvolvimento psicossexual de uma pessoa e o quanto a sexualidade influencia na nossa identidade humana, em nossos relacionamentos,  e nossos sentimentos. E hoje estamos em pleno século XXI, temos acesso ao conhecimento, temos liberdade ética de escolha, informações e algumas orientações. E ainda não desenvolvemos uma consciência ética sobre a vivência livre da nossa sexualidade.
Ainda que historicamente o carnaval sempre esteja ligado à liberalidade da sexualidade? Eu lhes pergunto: o que é de fato poder  viver uma sexualidade livre? Bem, a vivência da sexualidade diz respeito a cada um, mas essa vivência deve ser uma escolha consciente, responsável, e que não coloque em risco sua saúde física e emocional,  nem das  pessoas com as quais você se relaciona. As pessoas que gostam devem curtir o  Carnaval com alegria, com consciência, com prazer, mas com responsabilidade, com equilíbrio para que essa alegria do carnaval possa se estender como um bem-estar para sua vida. Ser verdadeiramente livre, não é continuar sendo mais uma ovelha no rebanho, nem  se deixar levar pela maré, mas ousar construir seu caminho. Então eu termino parafraseando Sartre: primeiro temos que saber o que fizeram de nós, mas isso não basta para sermos livres, mais  importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.

Outra matéria do mesmo Jornal sobre as Campanhas de Distribuição de Preservativos


- Qual a sua opinião em relação às campanhas do Governo de distribuição de camisinha? Em uma de suas entrevistas você comenta que elas acabam incentivando o sexo banal. Qual seria então a solução? De que maneira podemos evoluir em termo de educação sexual?
Fico indignada como o carnaval cada vez mais se consolida como época de estímulo ao sexo quantitativo e banal.  Com a chegada do Carnaval a mídia é tomada por Campanhas  especialmente governamentais de combate a DST´s e AIDS, embora também importantes sabemos que a distribuição de preservativo por si só, são insuficientes para formar consciências, afinal temos que nos questionar  até que ponto essas campanhas estilo Liberou Geral contribuem positivamente para um educação afetivo-sexual emancipatória?
Nesta época especialmente, o governo distribui milhões de preservativos em todo Brasil, como se as problemáticas da sexualidade se reduzissem apenas à prevenção de Aids, DST´s e gravidez não planejada. Como se a sexualidade se resumisse ao sexo, como se isto fosse o principal da educação sexual. Temos que distribuir preservativos sim! Temos que usar preservativo SEMPRE.  Mas apenas isto não basta para consideramos como educação sexual. Ou seja, ainda que forma oculta isto estimula sim a vivência do sexo banal, de maneira velada: alguns entendem que no carnaval pode tudo! Fora os gastos absurdos  com a disponibilização de  ambulâncias, policiamento, enfermeiros para atender os casos de embriaguez, violência e acidentes causados por alcoolismo e drogas. E o quanto se gasta com a distribuição de preservativos, pílulas do Dia Seguinte, e testes de Aids?
E  acredita-se a distribuição de preservativo basta para prevenir doenças e DST´s. Me revoltam algumas campanhas reducionistas, que contribuem no âmbito da saúde (o que não deixa de ser importante), mas não dão conta da complexidade e  da amplitude sexualidade. E que não contribuem de fato para reflexões sobre a vivência da sexualidade nos dias de hoje.
NÃO BASTA DISTRIBUIR CAMISINHA OU INFORMAR SOBRE COMO USAR O PRESERVATIVO. PRECISAMOS PROMOVER ESPAÇOS DE REFLEXÃO QUE VISEM  CONSCIENTIZAR, ORIENTAR. PRECISAMOS URGENTE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL!
Ótimo que, de certo modo, pelo menos as pessoas terão acesso aos preservativos, mas nós que atuamos como educadores sexuais nas escolas e na sociedade sabemos pelos relatos que ouvimos que a maioria dos jovens e  adultos não usam preservativo. Não por falta de acesso mas de consciência mesmo! Portanto, falta EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO! A distribuição de preservativos é uma medida que pode ajudar mas são paliativas.
Pesquisei na internet diversos slogans e folders de carnaval e fica claro como as campanhas induzem ou de certa forma estimulam e acabam por reduzir carnaval a ato sexual, parece que no carnaval sexo com camisinha está liberado e de certa forma é aceito e estimulado socialmente. Me pergunto até que ponto estas campanhas de fato educam? Reflitam! Veja as imagens abaixo.













Será que as pessoas que são responsáveis por essas campanhas conhecem a história da sexualidade humana? Será que sabem de fato definir Sexualidade?  Será que sabem a importância e como se dá o desenvolvimento psicossexual do ser humano? Lamentável! Temos que dissociar a ideia que Carnaval com sexo, álcool, drogas, promiscuidade. A verdadeira alegria é consciente!

CONVOCO E INSISTO QUE A EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL É NECESSÁRIA NA FAMÍLIA, NA ESCOLA EM TODOS OS ESPAÇOS, MAS UMA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA, NÃO UMA EDUCAÇÃO SEXUAL QUE APENAS DISTRIBUA PRESERVATIVOS, E QUE TRATE DO LADO NEGATIVO DA SEXUALIDADE (doenças).
 Claro, acreditamos que a Educação Sexual, é também uma maneira eficaz para combater doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez precoce, e este é um dos seus papéis, mas Educação Afetivo-Sexual significa especialmente uma possibilidade de quebra de tabus e preconceitos, de conscientização, de aquisição de uma ética sexual para a vivência de uma sexualidade prazerosa, qualitativa, afetiva, significativa e emancipatória.
Se informações sobre métodos anticonceptivos, e uso de preservativos ou sobre saúde sexual reprodutiva fossem suficientes não teríamos como apontam os dados do próprio Ministério da Saúde ainda hoje  altos indíces de DST´s e gravidez não planejada. Informações biológicas e higienistas como estas existem há muito tempo nas escolas e na sociedade, e embora sejam também necessárias, são insuficientes. Será que ainda todos as problemáticas sociais referentes a sexualidade, manchetes diariamente em jornais, Rádios, TV, Internet e revistas, ainda não levou nossos governantes a  entenderem que só questões abordar questões médicas, higienistas, nunca foram suficientes para EDUCAR, CONSCIENTIZAR. São preventivas e informativas no âmbito da saúde e nem disso deram conta. Porque se dessem conta as pessoas já usariam preservativos. Informar é muito diferente de Educar, Orientar e levar a formação de consciências críticas.
 Apesar dos “avanços ideológicos”, falta atitude. Existe uma grande diferença entre informar e educar (orientar). Creio que a Educação Sexual é um processo educativo que possibilita não apenas o conhecimento biológico, mas a formação de valores e atitudes referentes à forma como vivemos nossa sexualidade. Nesse viés, consideramos que a Educação Sexual pode contribuir, entre outros fatores, para a diminuição dos índices de gravidez na adolescência, a redução da transmissão entre os jovens de DSTs, mas a partir do momento que tornar o jovem conhecedor do que representa a sexualidade humana para si próprio e no contexto da sociedade brasileira.
A Educação Afetivo-Sexual visa esclarecer sobre os tabus e preconceitos existentes na sociedade, promovendo a afetividade, a consciência corporal, o respeito pela liberdade de expressão, de orientação sexual, abrindo espaço para se discutir conceitos e problemas da adolescência, namoro, sexo seguro, gravidez, aborto, orientação sexual, abusos sexuais, violência, responsabilidade, maturidade, e para falar de afetividade, desejo, prazer.
 Mesmo com os “avanços” da liberdade sexual, é possível constatar que a família ainda não privilegia um diálogo sobre sexualidade ou este é pobre ou inexistente,; e mesmo nas escolas, o debate é tímido e ocorre voltado para os aspectos biológicos; a escola ainda continua no foco reprodutivo e preventivo como já constatei na tese os educadores, como também os profissionais da saúde, parecem permanecer com posturas impregnadas de preconceitos e tabus, talvez por também não possuírem um embasamento histórico e teórico aprofundado sobre o tema em questão.
Precisamos gerar inquietações e provocar reflexões dialógicas críticas  que possam contribuir para o alcance da melhor maneira de como lidar com a sexualidade em termos de troca de afeto e prazer. E isto implica numa educação afetivo-sexual de todos nós: educadores, pais, adolescentes. Pois, o desenvolvimento psicossexual se dá nas interações, afetos e desafetos das pessoas com as quais convive, especialmente na infância. Lamentavalmente, a educação sexual que temos está longe da que queremos ter, pois esta deve  conciliar as abordagens biológica, médica, psíquica, política, histórica, social, cultural, conforme se almeja.
 Falar da parte operacional e biológica da sexualidade é um primeiro passo, mas não o único caminho. Temos que ir além, educar e produzir reflexões que levem os jovens formar uma consciência ética sobre sua sexualidade, e isto requer mais que técnicas, métodos, ou posições sexuais. Requer uma educação afetivo-sexual que realmente vise a busca da compreensão de si mesmo, e da beleza e da importância da sexualidade para o desenvolvimento e o relacionamento humano em todas as suas vertentes. Para nossa humanização e respeito consigo mesmo e com o outro.
É emergencial UMA POLÍTICA SEXUAL SOCIAL QUE ALÉM DESSE ENFOQUE MÉDICO-HIGIENISTA-BIOLÓGICO atenda a SEXUALIDADE em sua totalidade. Faz-se necessário desenvolver um programa contínuo de conscientizacão dos jovens e de toda populacão sobre como viver uma sexualidade saudável e não apenas no aspecto de prevencão de AIDS, DSTs e gravidez não planejada, mas da saúde emocional das pessoas. Pois, sexualidade não se reduz ao ato sexual. Almejamos uma política pública voltada às problemáticas sociais que em sua grande maioria perpassam pelo desenvolvimento psicossexual das pessoas: pedofilia, violência sexual, crimes sexuais, preconceito de gênero, homofobia. Ou seja, todo e qualquer relacionamento humano está inserido na educação afetivo-sexual.
Por isso, REPETIMOS que consideramos emergencial UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AFETIVO-SEXUAL QUE ALÉM DO ENFOQUE MÉDICO-HIGIENISTA-BIOLÓGICO JÁ EXISTENTE E TAMBÉM IMPORTANTE PASSE A ESCLARECER SOBRE a SEXUALIDADE em sua totalidade. Envolvendo uma equipe multidisciplinar, ou seja, profissionais da área de saúde: médicos, psicólogos, e educadores para juntos construírem um programa que realmente contemple a educação afetivo-sexual em todos os seus aspectos.
 Devemos entender que a história não é estática e sim dialética. História não é fatalidade. E sim, possibilidade. E nós, ao mesmo tempo, que somos condicionados pela história, também somos sujeitos históricos, o que significa a possibilidade de mudança. E liberdade não é fazer o que se quer sem pensar nas consequências. Liberdade implica acima de tudo em ética e responsabilidade. Liberdade não é permissividade, banalidade. Liberdade é escolha consciente e responsável. E não pensar apenas no prazer momentâneo, mas pensar no bem de si mesmo, na sua saúde, e da pessoa com a qual você se relaciona.

2 comentários:

  1. Olá!

    Muito bem colocada a sua entrevista! Parabéns! Mas como também compartilhei no Facebook, concordo que é preciso educar as pessoas para que elas tomem consciência de sua sexualidade no sentido afetivo como bem colocou em sua entrevista. Entretanto, mesmo sem defender o governo Dilma, apoio o que o Ministério da Saúde anda fazendo quanto ao marketing da camisinha. Penso que, por razões práticas e objetivas, deve-se insistir nesta medida de curto prazo. Já a falta de uma educação sexual de qualidade tem a ver com as deficiências da nossa escola e da falência ética da sociedade brasileira.

    Abraços.

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  2. Certamente Rodrigo, eu em minha tese de doutorado aponto que as campanhas de DST´s e Aids do Ministério da Saúde são sim importantíssimas, mas por si só não são suficientes para conscientizar, por isso a necessidade de um programa mais amplo de educação afetivo-sexual. Porém, a forma como as propagandas são colocadas no carnaval, mesmo que não intencionalmente acabam sim, por estimular a vivência de uma sexualidade banalizada. O preservativo deve sim ser distribuído isso é indiscutível, mas creio que poderíamos encontrar formas mais educativas para as propagandas veiculadas nas campanhas não? Abraços e grata pela sua participação aqui.

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