Diversos livros fundamentais para a compreensão da sexualidade humana serão lançados entre os quais haverá o lançamento do meu livro no Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana
Dia 04/10/2011 às 19:15 h
Hotel Sumatra - Londrina-PR
SUMÁRIO DO LIVRO
APRESENTAÇÃO, de Jorge Fernando Hermida (UFPB)
PREFÁCIO, de César Nunes (UNICAMP)
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - MARCOS TEÓRICOS SOBRE AS MATRIZES FILOSÓFICAS DA SEXUALIDADE E A PASSAGEM HISTÓRICA DA SEXUALIDADE COMO TEMA DO CAMPO BIOLÓGICO PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS
1.1 – As Matrizes da Reflexão sobre a Sexualidade na Modernidade, a Identidade Biológico-reprodutiva Matricial e suas Legitimações: Lamarck, Mendel e Darwin
1.2 A Ruptura Moderna com o Naturalismo Biológico: Havelock Ellis e Freud
CAPÍTULO II - A IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: referenciais históricos e marcos hegemônicos
2.1 A Universidade, a Questão da Sexualidade na Matriz Colonial e a Concepção Médico-Higienista de Educação Sexual (1548 – 1930)
2.2. A Universidade Brasileira, as Políticas de Formação de Professores e a Abordagem Positivista da Sexualidade
2.3 Consequências Institucionais e Políticas decorrentes do Golpe Militar de 1964 no campo educacional, na área de Ciência Biológicas e especificamente na Educação Sexual
CAPÍTULO III - as concepções De Sexo E Sexualidade NO DISCURSO E PRÁTICA DOS Professores De Ciências Biológicas: sistematização das concepções dominantes e análise de suas bases históricas e conformações curriculares
3.1. A Educação Sexual, a Disciplina de Ciências Biológicas e os PCNs: articulações e paradoxos
3.2. A Grade Curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas
3.3. As Concepções de Sexo e Sexualidade Dominantes na Escola
3.4 Reflexões Emancipatórias diante de Preconceitos e Tabus Sexuais: ampliando a discussão
3.4.1 Algumas Conceituações e Considerações Necessárias para a Vivência de uma Sexualidade Emancipatória, Prazerosa e Qualitativa
3.4.1.1 Gênero, Identidade de Gênero e Orientação Sexual
3.4.1.2 Outras Conceituações e Considerações Necessárias à Compreensão da Diversidade Sexual
3.4.2 Como e Quando Falar de Sexualidade com Crianças e Adolescentes? A partir de que Idade?
3.4.3 A Sexualidade dos Portadores de Necessidades Especiais
3.4.4 Gravidez na Adolescência, Pedofilia e Violência Sexual: sintomas visíveis de uma sociedade sexualmente em crise diante da mercantilização e banalização da sexualidade - a importância da orientação escolar e familiar
3.4.5 Traumas sexuais advindos da sexualidade repressiva
3.4.6 A mídia e a produção de comportamentos sexuais
3.4.7 Do Sexo Instintivo ao Sexo Virtual
3.5. Reflexão sobre as Concepções Dominantes nos Docentes que atuam na Disciplina de Ciências Biológicas, sobre a Educação Sexual
CONCLUSÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
CLÁUDIA BONFIM retoma a história e a própria conformação institucional da sexualidade, assumida aqui como um conjunto de saberes, conhecimentos e disposições, um campo que se erige da cisão paulatina da moral, da religião e do direito, para assumir-se nas ciências médicas e biológicas como suposição de verdade inabalável da ordem do corpo e do prazer, na liturgia demiúrgica do capital moderno e do séquito de suas vetustas formas regulatórias e normativas.
Nessa linha a pesquisadora retomou cada um dos autores modernos referenciais para a definição do campo da sexualidade e do conceito de educação sexual: investigou a tradição que precede S. FREUD, avançou por além de sua original e gigantesca obra analítica e interpretativa, atingiu outros gigantes como FOUCAULT, MARCUSE, REICH, para destacar as grandezas basilares de sua investigação. Com afinco e determinação CLÁUDIA BONFIM apropriou-se desses autores e suas principais categorias, de modo a consolidar com estaqueamento epistemológico primoroso sua inquietante investigação. Recomendo a todos que se depararem com a tarefa de desvendar seu livro, a atentarem-se para a cadenciada revisão, sempre contextualizadas, desses autores e suas produções conceituais e categóricas para a grande área das Ciências da Sexualidade, coetâneas e atuais.
Enfim, CLÁUDIA BONFIM, paciente e criteriosa, não acusa seus pares, ela é Licenciada
Conheci CLÁUDIA BONFIM em sua militante luta para finalizar seu Mestrado, acompanhei-a em seu doutoramento e agora tenho a honra de apresentar seu livro aos meus amigos, aos leitores e interessados em temas correlacionados ao campo da Educação Sexual e Sexualidade. Para mim a trajetória acadêmica de CLÁUDIA BONFIM é marcada por dedicação e muitas conquistas é somente o apanágio ou corolário de uma mulher determinada, pesquisadora criteriosa, educadora sensível e comprometida, militante corajosa e ser humano admirável. Seu livro certamente, aqui e acolá, deixará nesgas dessa personalidade apaixonada, que alia de forma original o gosto e a ideia, o belo e justo, o bom e necessário na área da educação afetiva e da ética sexual.
Espero mesmo que esse livro seja lido por todos aqueles que ainda não deixaram morrer dentro de si a esperança de ver realizada uma nova e revolucionaria sociedade nova. Não haverá ser humano realizado se não for, ao mesmo tempo, afetivo e eroticamente realizado. A sexualidade é nossa marca humana, nossa esfera de criação e permanência, nossa singular originalidade e nossa tributaria continuidade. Um filho é nossa promessa de imortalidade, e esse livro é um filho dileto, nascido da alma, gestado na espera, parido no presente para a alegria de anunciar a aurora, os raios de um novo tempo em que seja possível amar, sentir, desejar e ser desejado ou desejada, de maneira esclarecida, de forma autônoma, numa atitude comprometida e terna!
Esse é o mote de meu prefácio, criar peculiaridades e projeções, mas a obra por si fará enternecer em alguns trechos, fará pensar em outros, fará admirar-se em seu conjunto. Espero sinceramente que seja um livro apegado ao universo das pessoas que se interessam pelo tema, que transite nas salas de aulas e nas academias, nos salões de debates e congressos, mas também ilustre o escaninho dos pesquisadores e estudiosos. Para aumentar os horizontes da alma os homens somente inventaram os livros, as escolas e os professores. CLÁUDIA BONFIM conseguiu reunir todas essas dimensões nessa obra, eu os convido a tomar a sua mão e deixar-se guiar pelas sendas de suas misteriosas palavras!"
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