terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lançamento do livro Educação Sexual e Formação de Professores: da educação sexual que temos à educação que queremos

Diversos livros fundamentais para a compreensão da sexualidade humana serão lançados entre os quais haverá o lançamento do meu livro no Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana
Dia 04/10/2011 às 19:15 h
Hotel Sumatra - Londrina-PR


SUMÁRIO DO LIVRO

 APRESENTAÇÃO, de Jorge Fernando Hermida (UFPB)

 PREFÁCIO, de César Nunes (UNICAMP)


INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I - MARCOS TEÓRICOS SOBRE AS MATRIZES FILOSÓFICAS DA SEXUALIDADE E A PASSAGEM HISTÓRICA DA SEXUALIDADE COMO TEMA DO CAMPO BIOLÓGICO PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS
1.1 – As Matrizes da Reflexão sobre a Sexualidade na Modernidade, a Identidade Biológico-reprodutiva Matricial e suas Legitimações: Lamarck, Mendel e Darwin
1.2  A Ruptura Moderna com o Naturalismo Biológico: Havelock Ellis e  Freud   
1.3 A Apropriação das Ciências Humanas e Sociais das Representações Matriciais de Sexo e Sexualidade: Reich, Marcuse, Engels e Foucault

CAPÍTULO II - A IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: referenciais históricos e marcos hegemônicos
2.1  A Universidade, a Questão da Sexualidade na Matriz Colonial e a Concepção Médico-Higienista de Educação Sexual (1548 – 1930)
2.2. A Universidade Brasileira, as Políticas de Formação de Professores e a Abordagem Positivista da Sexualidade
2.3 Consequências Institucionais e Políticas decorrentes do Golpe Militar de 1964 no campo educacional, na área de Ciência Biológicas e especificamente na Educação Sexual

CAPÍTULO III -  as concepções De Sexo E Sexualidade NO DISCURSO E PRÁTICA DOS Professores De Ciências Biológicas:  sistematização das concepções dominantes e análise de suas bases históricas e conformações curriculares
3.1. A Educação Sexual, a Disciplina de Ciências Biológicas e os PCNs: articulações e paradoxos
3.2. A Grade Curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas
3.3. As Concepções de Sexo e Sexualidade Dominantes na Escola
3.4 Reflexões Emancipatórias diante de Preconceitos e Tabus Sexuais: ampliando a discussão
3.4.1 Algumas Conceituações e Considerações Necessárias para a Vivência de uma Sexualidade Emancipatória, Prazerosa e Qualitativa
3.4.1.1  Gênero, Identidade de Gênero e Orientação Sexual
3.4.1.2 Outras Conceituações e Considerações Necessárias à Compreensão da Diversidade Sexual
3.4.2 Como e Quando Falar de Sexualidade com Crianças e Adolescentes? A partir de que Idade?
3.4.3 A Sexualidade dos Portadores de Necessidades Especiais
3.4.4 Gravidez na Adolescência, Pedofilia e Violência Sexual: sintomas visíveis de uma sociedade sexualmente em crise diante da mercantilização e banalização da sexualidade - a importância da orientação escolar e familiar
3.4.5 Traumas sexuais advindos da sexualidade repressiva
3.4.6 A mídia e a produção de comportamentos sexuais
3.4.7  Do Sexo Instintivo ao Sexo Virtual
3.5. Reflexão sobre as Concepções Dominantes nos Docentes que atuam na Disciplina de Ciências Biológicas, sobre a Educação Sexual

CONCLUSÕES FINAIS

REFERÊNCIAS



“Essa preciosa obra de CLÁUDIA BONFIM, é endereçada a todos aqueles que quiserem apropriar-se de um rigoroso resgate do “estado da arte” sobre Educação Sexual, Sexualidade e Formação de Professores especialmente no campo das Ciências Biológicas. Considero o estudo da pesquisadora nominada um original e denso relatório de sua criteriosa investigação, legitimada na defesa pública de seu doutorado em Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP, que se traduz num tratado introdutório exemplar para aqueles que tencionam caminhar nas trilhas e sendas desse tema e urgente campo reflexivo. 

CLÁUDIA BONFIM retoma a história e a própria conformação institucional da sexualidade, assumida aqui como um conjunto de saberes, conhecimentos e disposições, um campo que se erige da cisão paulatina da moral, da religião e do direito, para assumir-se nas ciências médicas e biológicas como suposição de verdade inabalável da ordem do corpo e do prazer, na liturgia demiúrgica do capital moderno e do séquito de suas vetustas formas regulatórias e normativas.

            Nessa linha a pesquisadora retomou cada um dos autores modernos referenciais para a definição do campo da sexualidade e do conceito de educação sexual: investigou a tradição que precede S. FREUD, avançou por além de sua original e gigantesca obra analítica e interpretativa, atingiu outros gigantes como FOUCAULT, MARCUSE, REICH, para destacar as grandezas basilares de sua investigação. Com afinco e determinação CLÁUDIA BONFIM apropriou-se desses autores e suas principais categorias, de modo a consolidar com estaqueamento epistemológico primoroso sua inquietante investigação. Recomendo a todos que se depararem com a tarefa de desvendar seu livro, a atentarem-se para a cadenciada revisão, sempre contextualizadas, desses autores e suas produções conceituais e categóricas para a grande área das Ciências da Sexualidade, coetâneas e atuais.

                        Enfim, CLÁUDIA BONFIM, paciente e criteriosa, não acusa seus pares, ela é Licenciada em Ciências Biológicas, mas convida amorosamente a todos buscarem as causas de sua visão estreita, e a superar tal condição por uma abordagem e concepção emancipatória de educação, sexualidade e até propriamente de ciência. Analisa, então, possibilidades de uma intervenção institucional no campo da Educação Sexual. Sua síntese final conclama para o reconhecimento da grandeza da dimensão ontológica da sexualidade para a condição humana, e aponta proativas possibilidades de significar, educar e sensibilizar educandos e docentes para a sexualidade humanizadora, prazerosa e subjetivamente sensível e realizadora.

            Conheci CLÁUDIA BONFIM em sua militante luta para finalizar seu Mestrado, acompanhei-a em seu doutoramento e agora tenho a honra de apresentar seu livro aos meus amigos, aos leitores e interessados em temas correlacionados ao campo da Educação Sexual e Sexualidade. Para mim a trajetória acadêmica de CLÁUDIA BONFIM é marcada por dedicação e muitas conquistas é somente o apanágio ou corolário de uma mulher determinada, pesquisadora criteriosa, educadora sensível e comprometida, militante corajosa e ser humano admirável. Seu livro certamente, aqui e acolá, deixará nesgas dessa personalidade apaixonada, que alia de forma original o gosto e a ideia, o belo e justo, o bom e necessário na área da educação afetiva e da ética sexual.

            Espero mesmo que esse livro seja lido por todos aqueles que ainda não deixaram morrer dentro de si a esperança de ver realizada uma nova e revolucionaria sociedade nova. Não haverá ser humano realizado se não for, ao mesmo tempo, afetivo e eroticamente realizado. A sexualidade é nossa marca humana, nossa esfera de criação e permanência, nossa singular originalidade e nossa tributaria continuidade. Um filho é nossa promessa de imortalidade, e esse livro é um filho dileto, nascido da alma, gestado na espera, parido no presente para a alegria de anunciar a aurora, os raios de um novo tempo em que seja possível amar, sentir, desejar e ser desejado ou desejada, de maneira esclarecida, de forma autônoma, numa atitude comprometida e terna!

            Esse é o mote de meu prefácio, criar peculiaridades e projeções, mas a obra por si fará enternecer em alguns trechos, fará pensar em outros, fará admirar-se em seu conjunto. Espero sinceramente que seja um livro apegado ao universo das pessoas que se interessam pelo tema, que transite nas salas de aulas e nas academias, nos salões de debates e congressos, mas também ilustre o escaninho dos pesquisadores e estudiosos. Para aumentar os horizontes da alma os homens somente inventaram os livros, as escolas e os professores. CLÁUDIA BONFIM conseguiu reunir todas essas dimensões nessa obra, eu os convido a tomar a sua mão e deixar-se guiar pelas sendas de suas misteriosas palavras!"

 Prof. Dr. César Nunes – UNICAMP


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