domingo, 18 de setembro de 2011

Educadora Procopense: texto inspirado em ...À sombra desta mangueira - Paulo Freire


Em homenagem ao grande e saudoso mestre Paulo Freire. E em homenagem, à minha amada Cornélio Procópio, localizada na região norte do Paraná, onde nasci, cresci, atuo. Eu percorro o mundo, mas confesso, apesar dos pesares, é sim, muito bom viver aqui! Eu queria fazer mais por este nosso povo, essa nossa gente, mas às vezes, lamentavelmente não nos deixam, nesse mundo muitas vezes, os interesses políticos estão acima dos interesses sociais, mas vamos de alguma forma levando nossa mensagem, fazendo nossa parte e lutando para que possamos de alguma forma contribuir com a cidade que nascemos e escolhemos para continuar a vida, constituir minha família, criar minhas filhas.

Inspirada no livro de Paulo Freire “À Sombra desta Mangueira”, e ouvindo Mercedes Sosa (Sólo le Pido a Dios) comecei a sentir, a rabiscar estes escritos, e pensar como diz Freire, que ser educador é mesmo reconhecer a realidade e assumi-la com toda dor que isso implica e aprender a superar as dificuldades e transformar estas, em possibilidades.
Quando Freire falava da saudade de sua terra, do seu quintal, da sombra e do cheiro da mangueira, eu emocionada, ia refazendo uma viajem à minha humilde infância e pensando... “Eu Cláudia, também antes de tornar-me cidadã do mundo, fui e sou uma cidadã de Cornélio Procópio, a partir de meu quintal da infância em Godoy Moreira-PR e depois da Vila Independência em Cornélio Procópio-PR.”
Como afirma Freire: “a terra que a gente ama, de que a gente fala e a que se refere, tem sempre um quintal, uma rua, uma esquina, um cheiro de chão, um frio que corta, um calor que sufoca, um valor por que se luta, uma carência, uma língua que se fala diferentes entonações. A terra por que às vezes se dorme mal, terra distante por causa da qual a gente se aflige tem a ver com o quintal da gente, tem que ver com as esquinas das ruas, com os sonhos da gente. Em certo momento, a amorosidade pelo nosso quintal se estende a outros e termina por se alojar numa área maior a que nos filiamos e em que deitamos raízes, a nossa cidade.”
Antes de ser a Doutora Cláudia, eu sou primeiro e tão somente a Cláudia, essencialmente, visceralmente, (com suas dores, sonhos, ideais, afetividade, com seu "olho" de jabuticaba, com sua luta, a Filha da dona Cleusa e do seu Afonso, Procopense, Paranaense, depois, Brasileira, Latino-americana. Mãe da Caroline e da Beatriz, Educadora. E revi minha trajetória na Escola Presidente Costa e Silva em Godoy Moreira-PR, em Cornélio Procópio na Escola Lourenço Filho, no Alberto Carazzai, no Castro Alves, no Colégio Cristo Rei, na FAFICOP (hoje UENP), na UNICAMP.  
O Brasil, com a dimensão e a significação que existe hoje para mim, também não existiria sem minha família, sem minha cidade, a que se juntaram outras pessoas, outros sonhos, outras cidades...   Como diz Freire: “Quanto mais enraizado na minha localidade, tanto mais possibilidades tenho de me espraiar, me mundializar. Ninguém se torna local a partir do universal. O caminho existencial é inverso.”  
Recordei dos meus amigos de infância e de como queria compartilhar com eles tudo isso... meus horizontes, minhas viagens, minhas aprendizagens...  E pensei, no quanto temos que ter perseverança, força, resistência aos sofrimentos, aos obstáculos, às dificuldades financeiras, aos preconceitos, e no quanto valeu, e vale a pena sentir, e viver tudo isso. Mas também, senti uma tristeza enorme porque queria fazer mais pela minha cidade, contribuir mais com a educação do meu povo e muitas vezes, sou privada disso, e sei que poderia contribuir e gostaria de estar fazendo isto, mas questões político-partidárias e egos inflados nos impedem.  
Me veio, novamente à lembrança, aquele moço que citei no artigo anterior que conversei na rodoviária de Campinas, e as milhões de pessoas que não conseguiram superar a visão limitada do seu quintal, e que sentem a dor da fome, do preconceito, isso é desumano. Aliás, penso que nossa compreensão de fome não pode ser apenas etimológica, consultada num dicionário, mas como diz Paulo Freire “ao reconhecer a significação da palavra, devo conhecer as razões de ser do fenômeno. Se não posso ficar indiferente à dor de quem tem fome, também não posso sugerir-lhe que sua situação se deve à vontade de Deus. Isso é mentira.  
Espero como Freire, que daqui alguns anos, meus velhos amigos, aquele moço e  tantas outras pessoas sofridas possam descobrir que mesmo vivendo numa sociedade desumanizada, não podemos desistir dos nossos sonhos, e que nossa luta tem que ser política, para que possamos acordar e superar o atual pesadelo que nos assombra.
Como diz Freire, que todos possam perceber que a transformação não se faz com anuência dos poderosos, donos das multinacionais, dos grandes bancos, da elite; mas que a transformação se faz com mobilização popular, com oposição, com decisão política e para isto precisamos de lideranças lúcidas, democráticas, coerentes, precisamos abrir nossas mentes, precisamos nos educar.
 É preciso derrotarmos nas urnas esses senhores, autores de discursos em que prometem aquilo que sabem que não farão. Daí a urgência de que a maioria de deserdados e deserdadas se somem e lutemos todos em favor da libertação, transformando o mundo ofensivo num mundo mais gentificado. Do ponto de vista político e ético, acrescente-se.Precisamos democraticamente derrotar gente como esta que pensa primeiro em si, segundo em si e nunca nos outros, sobretudo se estes pertencem às classes populares.” (FREIRE) 
Nossa luta, educadores tem que ser  contra essa aquelas pessoas  individualistas que  que sequer conseguiram superar a visão limitada de si mesmo; nossa luta tem que ser em favor de milhões, do nosso povo, a quem, até o básico é negado, a esses milhões chamados de cidadãos, mas que da cidadania são privados.  
Escrevi este texto após a leitura de um dos mais emocionantes e convocatórios livros: “À Sombra Desta Mangueira” do Mestre Paulo Freire, leitura que deveria ser obrigatória a todos, especialmente aos educadores, e aos políticos para quem sabe despertar nestes a virtude da humanidade. 
Freire fala do exílio, do Brasil, do seu sonho de educador; nos faz sofrer e sonhar com ele, nos revigora as forças e esperanças e nutre nossas utopias. Já de início manifesta sua recusa a crítica cientificista que insinua falta de rigor no modo como discute os problemas e na linguagem demasiado afetiva que usa.
Faço minhas, as palavras dele: “a paixão com que conheço, falo ou escrevo não diminuem  o compromisso com que denuncio ou anuncio. Sou uma inteireza e não uma dicotomia. Não tenho uma parte esquemática, meticulosa, racionalista e outra desarticulada, imprecisa, querendo simplesmente bem ao mundo. Conheço meu corpo todo, sentimentos, paixão. Razão também.  
E continua: “Sou um ser no mundo, com o mundo e  com os outros, um ser que faz coisas, sabe e ignora, fala, teme e se aventura, sonha e ama, tem raiva e se encanta. Um ser que se recusa a aceitar a condição de mero objeto; que não baixa a cabeça diante do indiscutível poder acumulado pela tecnologia...” 
Concordo Freire quando esclarece que, um sistema econômico que não prioriza as necessidades humanas, produzindo políticas assistencialistas e continua a conviver indiferente com a fome de milhões, não é merecedor do respeito dos educadores nem de qualquer ser humano. E salienta que  “não me digam que as coisas são assim porque não podem ser diferentes”. Afirma que as coisas não mudam porque, se isto ocorresse, “feriria o interesse dos poderosos”, e nos convoca para a luta da transformação social nos alertando: “Não posso tornar-me fatalista para satisfazer os interesses dos poderosos. Nem inventar uma explicação “científica”para encobrir uma mentira... É preciso que a fraqueza dos fracos se torne uma força capaz de inaugurar a injustiça. Para isso, é necessária uma recusa definitiva do fatalismo. Somos seres da transformação e não da adaptação.”  
Temos que romper  com o determinismo, com os espaços definidos pelos poderosos como o espaço de sobrevivência da classe dominada. E insiste em dizer que “a História é possibilidade e não determinismo. Somos seres condicionados, mas não determinados.” E que devemos entender a História como possibilidade, de ruptura, de transformação.  Afirma que no exílio, o Brasil todo lhe fazia falta, e insistia em dizer “Sou brasileiro, sem arrogância; mas pleno de confiança, de identidade, de esperança em que, na luta, nos refaremos, tornando-nos uma sociedade, menos injusta.”  E que se recusava a aceitar que não há nada a se fazer, diante das conseqüências da globalização da Economia, que devemos nos recusar a curvar docilmente a cabeça.  
Como Freire, nós educadores não podemos, jamais, aceitar que a prática educativa deva se ater-se tão somente à “leitura da palavra”, à “leitura do texto”, mas que tem necessariamente que ater-se também à “leitura do contexto”, à “leitura do mundo”.
Devemos como Paulo Freire diz, alimentar nosso “ otimismo crítico e nada ingênuo, na esperança que inexiste para os fatalistas.” Não poderia ainda deixar de citar meu  mestre César Nunes que sempre nos convida e convoca a todos educadores e cidadãos para que continuemos a luta, colocando que os obstáculos podem retardar nossa vitória, mas não suprimi-la.  

2 comentários:

  1. Claudia, adorei. Mas acho que esses pensamentos se aplicam não somente aos pobres e excluídos. Tenho encontrado fatalismo em jovens de classe média alta, que aceitam acriticamente programas de ensino que vêm de cima para baixo, e não lhes ocorre a ideia de questionarem e proporem mudanças. Acho que a visão de Paulo Freire aplica-se universalmente, apesar da ênfase que ele coloca na dicotomia dominadores-dominados.
    Um beijo
    Sergio

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  2. Olá Sérgio que alegria receber seu comentário. Sabe que a leitura de um livro outro dia me levou a fazer essa sua reflexão em sala. Até que ponte aquele que exclui, não se exclui, ou não é também excluído? Quem permite a exclusão? No mais, de certa forma para alguns é mais fácil ser a vítima da história, porque assumir seu papel de sujeito implica responsabilidade, ação, superação. Eu falo por mim, quantas vezes eu mesma me exclui de frequentar lugares e grupos, simplesmente porque eu ser da classe desfavorecida, mas nunca ninguém havia me "impedido" de estar lá, entende. Muitas pessoas da classe dominante são excluídos do convívio com a diversidade, de aprender sobre solidariedade, generosidade, respeito, de conhecer um outro lado da realidade... Enfim, rende um bom debate. Há exclusões e exclusões. E nós temos que sair do papel de leitor da nossa história e passar a escrevê-la literalmente e visceralmente. Temos que ser de luta e não de luto. Certamente, Paulo Freire foi um exemplo de luta e superação, ele falava do que sentiu na pele, mas "aplica-se universalmente."

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