domingo, 29 de maio de 2011

Cuidado com os relacionamentos nas redes sociais



VEJA/OUÇA O VÍDEO-ÁUDIO ACIMA E ACOMPANHE NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA!




As Redes sociais vieram pra ficar e não sou contra elas, participo de todas, mas sempre com um caráter crítico-analítico. Elas são ferramentas valiosas inclusive para a socialização do conhecimento. Este blog inclusive é uma forma preciosa que tenho que socializar o conhecimento com o mundo. Porém, queria alertar para o cuidado que temos que ter ao integrar essas redes, especialmente com as pessoas que lhe adicionam ou adicionam seus filhos. Lamentavelmente vivemos numa sociedade individualista, utilitarista e que a cada dia caminha para a desumanização do homem. Minha luta é pela humanização das relações! Assim como podemos opinar e dialogar na redes sociais e eu mesma já fiz amigos preciosos neste espaço, mas também já conheci pessoas que aparentemente são dóceis, mas mascaradamente maquiavélicas, invejosas, maldosas. Se as redes sociais nos permitem crescer e enriquecer, como tudo na vida é um espaço dialético, pois terão pessoas que irão se aproximar de você para tentar te desequilibrar, envolver, seduzir, com  interesses outros.

Preciso alertar especialmente os adolescentes que a tentação de conhecer, fazer parte e querer desbravar esse mundo virtual parece meio mágica, mas pode ser trágica. A onda de crimes de todas as ordens, fakes, pessoas mal intencionadas, etc, me levam a recomendar a todos e, especialmente aos adolescentes, uma coisa que minha avó e minha mãe sempre diziam: não brinque com fogo!  Muitos adolescentes resumem suas  amizades sentados em frente à um PC, não dialogam, nem estabelecem relações fora de espaço virtual.

Nas redes sociais e na própria sociedade as pessoas não podem ser elas mesmas,  são condicionadas a não ser. Não gosto de superficialidade. Penso ser um absurdo não poder ser quem a gente é, eu me nego a isso. Eu sou a Cláudia e ponto!
Nessas redes a maioria das pessoas meio que inventam um personagem social ou virtual, que muitas vezes, está longe de mostrar quem e como eles verdadeiramente são, pensam e sentem. Há que se ter uma imagem. Mas  “marketing pessoal não é passar  ou criar uma melhor imagem de si  mesmo, e sim ser uma pessoa melhor”, o que passa longe de muita gente que eu vejo nas redes. 






Um comentário:

  1. concordo,como diz a musica da pitty se mostre eu descubro se eu gosto.

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...