quarta-feira, 23 de março de 2011

Nova campanha da Bombril: "Mulheres Evoluídas"?


"Por que a nova campanha da Bombril "Mulheres Evoluídas", mostra mulheres vestidas e "armadas" de homem?
Clique no vídeo abaixo do texto e ouça o áudio do post na íntegra!

Eu pouco assisto TV, mas quando vi esse comercial, como pesquisadora da sexualidade, não poderia deixar de comentar sobre  minhas impressões.

Parece mais uma mascunilização da mulher do que uma evolução. Uma inversão do papel de gênero histórica e socialmente imposto. Por outro lado também soou como uma piada referente às feministas radicais do anos 60. Não gostei. O que uma mulher evoluída busca é sua emancipação, que se caracteriza através do respeito à identidade feminina, à igualdade de direitos, e à superação de uma sociedade ainda com as marcas machistas da sociedade patriarcal.

Fiquei imaginando quem teria tido a ideia de criar aquele comercial? Um homem ou uma Mulher? E de fato qual seria o objetivo? Pois, o pano de fundo imperou ainda como uma superioridade masculina. Afinal houve ali uma descaracterização do ser feminino e ao final a incorporação de um símbolo de obediência através da violência e da imposição pelo medo que tanto buscamos superar. 
Evoluir na minha visão é crescer humanamente, tornar-se independente e para isso não precisamos nos descaracterizar, nem perder nossa identidade, nem ser superior a ninguém, necessitamos é compreender  que homens e mulheres têm iguais possibilidades e potencialidades intelectuais e humanas, que temos direitos iguais. E o fato de colocarem que o homem tem que nos ajudar, consolida a visão que os trabalhos domésticos seriam mesmo função única da mulher. Não queremos ajuda, mas dividir tarefas igualmente. Nós mulheres precisamos sair da posição de coitadinhas, e nos colocarmos no papel de sujeitos históricos. Por isso, mulheres: estudem adquiram conhecimento, para que possam tornam-se verdadeiramente independentes, financeiramente e respeitadas socialmente.
Não é reproduzindo inversamente a história que evoluímos. Mas mudando seu rumo conscientemente. Marx já apontava que  a exploração do homem pelo homem começou com a exploração da mulher pelo homem. E a superação da dominação não se dá por sua inversão, mas pela aquisição do conhecimento crítico, para que possamos compreender que o caminho da libertação é a igualdade e não a superioridade.
E repito: nossa luta é para que as mulheres assim como os homens, tenham direito ao amor e ao prazer, sejam respeitados em sua dignidade de mulher e de homem.  Lutemos todos juntos homens e mulheres para que as diferenças culturais de gênero sejam superadas, para que as biológicas sejam respeitadas e tenhamos todos o direito de sermos mulheres e homens em nossa totalidade!
  Profa. Dra Cláudia Bonfim

Para quem não viu segue o link de um dos vídeos da tal Campanha: 
http://www.youtube.com/watch?v=evuY4mV0gYk

5 comentários:

  1. Perfeito! O melhor posting dos que já assisti. Vc., Doutora Cláudia, se mostra resoluta e segura do que diz, sem hesitações, "nés" que demonstram indecisão e improvisação. No conteúdo, diz a que veio - humanista, não feminista! Se voltar ao assunto, elabore a masculinização das vestimentas - símbolo do poder masculino - e o que a Bombril deseja mesmo - vender seus produtos de limpeza às custas de estereótipos. Aprendi com amigas alemãs a me sentar no vaso sanitário e urinar, para deixar tudo limpo, particularmente o piso. Não diminui a masculinidade. Felicidades.
    Henrique Levy, Ph.D.

    ResponderExcluir
  2. Mulher evoluída num tubinho preto é perfeito!!!
    Gosto da beleza!
    Mais enfim: sem preconceitos sempre!!!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela colocação, certamente que é um grande erro propor qualquer coisa pela guerra. Também fiz uma citica: http://publizitat.blogspot.com/2011/03/ame-associacao-das-mulheres-evoluidas.html

    ResponderExcluir
  4. Dr. Claudia
    Sempre de Parabéns
    "Parece mais uma mascunilização da mulher do que uma evolução."
    A mulher ter direito iguais na sociedade, não significa que ela vai urinar em pé...e Sim, o fato de ser mulher não muda o fato que ela é capaz de fazer o mesmo que os homes, e com grade diferença de Salto alto..
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Não assisti a todos os comerciais, mas do que me lembro, reportando-se ao "cara", não enxeguei nas entrelinhas essa tentativa de masculinização da mulher. Ao contrário, de um jeito bem humorado, há uma tentativa de remeter ao homem a justa partilha das questões domésticas, independentemente o lugar que este homem ocupa.

    Entretanto, até para manifestar uma opinião critica e sociologicamente mais apurada, assistirei aos comerciais com outros olhos. De qualquer forma, não posso discordar dos seus argumentos Professora Cláudia!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...