segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Educação - Criança e Consumo

Existe infância de fato na sociedade atual? Por que sérá que as crianças hoje têm depressão? O que a gente vê hoje é uma minituara de adulto? Elas entendem de aparelhos tecnológicos, mas muitas não entendem de amor... Andam com roupas de adulto, têm seus corpos erotizados precocemente, o que como já colocamos aqui, o que induzem à vivência de sua sexualidade ativa sem maturidade psicológica e física, as roupas coladas e justas, os saltos, também não permitem os movimentos necessários ao seu desenvolvimento psicomotor. As brincadeiras socializadoras foram substituídas pelo computador, ou pelos games, com jogos violentos. A convivência tornou-se virtual.

Elas não gostam de comer coisas saudáveis, muitas sofrem de obesidade, escolhem o que comer (nada saudável), escolhem o que vestir, etc. A sociedade capitalista consumista mudou a maneira de ser criança, os prazeres da vida que seria correr, pular, brincar, ter fantasias, sonhar, sorrir, ler contos de fada, essa magia tão necessária à infância e necessário ao seu crescimento afetivo se perderam. Eles se tornaram os maiores alvos do consumismo, uma pena, a infância, uma das fases mais lindas da vida, parece estar sendo engolida, e nós o que estamos fazendo diante disso?

Cabe refletir... Criança tem que ser criança, ser sinônimo de pureza e alegria, uma criança sem brilho no olhar, sem sorriso no rosto e sem sonhos é ao meu ver o visível sintoma de uma sociedade humanamente em crise. Os desejos dela se reduziram a coisas materiais, fruto dos estímulos consumistas bombardeados pela indústria cultural. Uma outra questão é o fato da criança ter o que quer, o contato com a frustração, como o não pode, é também necessário ao seu crescimento, ela precisa ter limites e saber que na vida nem tudo é completamente possível na hora exata que desejamos e que precisamos saber fazer escolhar, e priorizar coisas realmente importantes para nossa vida, compreendendo que a felicidade e o prazer não se reduzem a coisas materiais, e sim afetivas.

Compreender também que a beleza não se reduz ao externo, mas vem de dentro para fora, do seu interior. Um outro absurdo é o adolescente sendo submetido à cirurgias plásticas. As mulheres semi-nuas na TV, a valorização social do corpo belo (em vez das belas idéias e atitudes), culminam também num papel errôneo do que é ser mulher, o exemplo de mulher das meninas estão associados que uma mulher tem que ser sensual, gostosa e seduzir os homens, foram condicionadas a usar roupas que valorizem o corpo, lamentável. O Fim da infância pode ser o fim de uma humanidade feliz, saudável e realmente humana.

Eu adoraria estar bricando agora, correndo pelos campos como eu fazia na infância. Ei tem alguém ai que gosta de brincar?

Hoje indico aos pais, educadores e crianças assistirem o documentário "Criança, a alma do negócio (Brasil)"
Direção Estela Renner
Produção Executiva Marcos Nisti Maria Farinha

"Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que umn adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância."

Esta dispinível para assistir na íntegra
http://video.google.com/videoplay?docid=-5229727692415880368

Neste outro site tem a versão para download
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40

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